08/05/2013

Resenha #3: Jogos Vorazes

Saindo um pouquinho do clima de Percy Jackson, vou fazer a resenha de um livro que li recentemente e que já me cativou muito!

Que comecem os Jogos Vorazes! 


DADOS ESPECÍFICOS


Nome original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco (Brasil); Scholastic (EUA)
Lançamento: 14 de setembro de 2008 (EUA)
Série: trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Sequência: Catching Fire (Em Chamas)
Gênero: Aventura distópica, ficção científica, ação
Número de páginas: 400 páginas (Rocco)

Compre aqui: SaraivaSubmarinoAmericanas. Encontre o livro no Skoob.

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome. É narrado pela protagonista, Katniss Everdeen. Ela conta a história de sua família, que após a morte do pai, passou por um período de fome. Ela contorna o problema quebrando uma série de leis de onde ela vive (o Distrito 12), por caçar numa floresta onde o acesso é terminantemente proibido. Nos períodos mais conflitantes de sua vida anterior a história do livro, ela troca uma inscrição a mais nos Jogos Vorazes por uma pequena porção de óleo e grãos (chamada de téssera). Os Jogos Vorazes, que chegaram à 74ª edição, existem desde que um dos distritos entrou em conflito com a Capital, que comanda todo a nação de Panem 74 anos atrás. Desde então, os outros distritos devem eleger cada um garoto e uma garota para lutar até a morte, havendo apenas um vencedor entre os 24 tributos. Quando sua irmã, Primrose Everdeen é selecionada para ser a tributo feminina do distrito 12, Katniss se oferece como voluntária para assumir o seu cargo. Como tributo masculino, é selecionado Peeta Mellark, que havia ajudado no passado a família de Katniss. Para vencer, Katniss deverá enfrentar seus maiores medos. Ela só tem uma chance de sobreviver: vencer os Jogos.


O livro de Suzanne Collins foi muito bem recebido pela crítica. A protagonista, Katniss, é diferente de vários heróis que você já deve conhecer. Ela tem uma personalidade marcante, o que é um dos pontos que mais chamam atenção na trama. A história é bem inusitada, pois se passa num mundo futurístico, embora eles também lidem com coisas bastante atuais, como corrupção, desigualdade social e preconceito. As pessoas subordinadas à Capital na trama são uma reflexão a situação mundial na atualidade. 

A leitura é completamente recomendada. A trama é muito bem estruturada, e contém de tudo um pouco: ação, romance, aventura, um pouco de suspense... Enfim, o livro é ótimo, e vale a pena lê-lo. 

Minhas quotes favoritas do livro são:

"May the odds be ever in your favor" ("Que a sorte esteja sempre ao seu favor").
"Ela não faz idéia do efeito que causa." - Peeta sobre Katniss.
"Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta." - Haymitch para Katniss.


Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates